Samsara
Tashi é um jovem monge que depois de 3 anos, 3 meses, 3 semanas e 3 dias de meditação, volta ao monastério em Ladakh, na fronteira indu-tibetana. Elevado ao nível de khenpo, ele passa a sofrer um grande conflito interno.
O protagonista conhece Pema, filha de um agricultor local, e suas dúvidas com relação à fé, crença, instinto e desejos aumentam violentamente. Tashi decide então deixar o monastério, contrariando os conselhos do monge mais velho, Apo.
Dessa maneira, ele afasta Pema de seu noivo, Dawa, forma uma nova família com a mulher e ainda encontra maneiras de seu sogro vender seus grãos na cidade. Tamanha mudança não poderia passar despercebida e o comerciante, com quem o pai de Pema sempre fizera negócio, se une a Dawa, o noivo abandonado, para dificultar a vida de Tashi.
O filme, que levou sete anos para ser feito, entre sua concepção e realização, tem como título o nome da doutrina hindu da reencarnação, segundo a qual o espírito passa por uma sucessão de vidas terrenas enquanto se esforça para atingir sua meta.
Ficha técnica
Título original: Samsara
Índia / França / Itália / Alemanha, 2001. 145 min. Cor.
Gênero: drama.
Direção: Nalin Pan
Roteiro: Nalin Pan e Tim Baker
Direção de Fotografia: Rali Ral Chev
Montagem: Isabel Méier
Elenco
Shaw Ku - Tashi
Christy Chung - Pema
Neelesha BaVora - Sujata
Lhakpa Tsering - Dawa
Sherab Sangey - Apo
Prêmios
Prêmio Especial do Júri – Moscow International Film Festival 2002
Prêmio do Júri Popular – Melbourne International Festival 2002
Informações técnicas - DVD
Áudio: ladakhi 2.0 (original)
Legendas: inglês, português e espanhol
Formato de Tela: fullscreen