Hubble vê nascimento explosivo de estrelas em galáxia.
Astrônomos acreditam que o episódio de formação de estrelas de NGC 4449, a 12 milhões de anos-luz tenha sido afetado pela interação com galáxias vizinhas.
|
WASHINGTON - O Telescópio Espacial Hubble registra um espetáculo de luzes com o nascimento explosivo de estrelas na galáxia anã NGC 4449, a 12,5 milhões de anos-luz - relativamente próxima, em termos de distância cósmica. NGC 4449 vem formando estrelas há bilhões de anos, mas a taxa atual é muito maior do que no passado. Nesse ritmo, o gás que dá origem a novas estrelas deverá se esgotar em um bilhão de anos.
Esse tipo de atividade geralmente ocorre nas regiões centrais das galáxias, mas em NGC 4449 encontra-se mais disseminada, já que as estrelas mais jovens aparecem tanto no núcleo quanto em filamentos que cercam a galáxia.
Uma onda de formação de estrelas
abrangendo toda a galáxia, como a capturada pelo Hubble, assemelha-se ao processo ocorrido nas galáxias primordiais, que cresceram pela fusão de sistemas estelares menores. Como está perto o bastante para ser analisada em detalhes, NGC 4449 é um laboratório ideal para acompanhar o que provavelmente ocorreu nos primórdios do Universo.
Astrônomos acreditam que o episódio de formação de estrelas de NGC 4449 tenha sido afetado pela interação com galáxias vizinhas, talvez a fusão com uma companheira.
A imagem exibe milhares de estrelas azuis e vermelhas. Aglomerados azulados de estrelas de grande massa espalham-se por toda a galáxia, separados por números regiões avermelhadas onde a formação de estrelas tem lugar. Enormes massas de gás escuro projetam sombras de encontro à luz das estrelas. Via Láctea tem anéis como Saturno. Ler
A Via Láctea não é uma galáxia tão normal quanto se acreditava. Ler
Galáxia pode estar cheia de planetas ´sem-teto´, diz estudo. Ler
Astrônomos acham planeta de gelo quente. Ler
Hubble acha anel de matéria misteriosa. Ler
Grupo acha maior supernova do Universo. Ler
Núcleo do Sol gira mais rápido que o resto. Ler
Há material derretido no núcleo de Mercúrio, diz estudo. Ler
Nasa mostra imagens inéditas de Júpiter; assista. Ler
Hubble divulga panorâmica de berçário de estrelas. Ler
Observatório orbital faz primeiras imagens 3D do Sol. Ler
Explosões solares ressoam como um órgão. Ler
Planetas como a Terra podem ser descobertos nos próximos 20 anos. Ler
Astrônomos vêem onda de choque que pode gerar planetas. Ler
Cientistas tentam criar poeira para explorar planetas. Ler
Flores espaciais brotam dois anos antes que o normal. Ler
Telescópio espacial detecta eclipse de buraco negro. Ler