Assim como seres humanos e cães, baratas aprendem.
Pesquisa sugere que baratas podem ser treinadas pelo método de Pavlov.Reuters
HONG KONG - Baratas têm memória e podem ser treinadas para salivar em resposta a estímulos, da mesma forma que cães fizeram quando o famoso cientista russo Pavlov tocava um sino, disseram pesquisadores japoneses.
Tal "condicionamento" só pode acontecer se existe memória e aprendizado. A resposta de salivação só havia sido anteriormente provada em seres humanos e cachorros.
Em artigo na mais recente edição da publicação online Public Library of Science, os pesquisadores disseram esperar saber mais sobre o cérebro humano com a exploração do que acontece em um cérebro mais simples, como o da barata. O artigo está disponível no endereço www.plosone.org/doi/pone.0000529.
No experimento, os cientistas expuseram um grupo de baratas a um odor sempre que as alimentavam com um solução de açúcar. Mais tarde, quando elas eram expostas somente ao odor, ainda assim salivavam.
Outro grupo de baratas foi alimentado com uma solução de açúcar sem odor e a exposição ao odor, depois, não levou a uma mudança na quantidade de saliva produzida.
Nos anos 1890 e 1890, o médico russo Ivan Petrovich Pavlov conduziu uma pesquisa com cachorros que ficou conhecida como "condicionamento clássico".
Ele usou sinos para chamar cachorros para se alimentar e, depois de algumas repetições, os cães começaram a salivar em resposta somente ao sino. Cientistas treinam abelhas para localizar minas. Ler
Cão tem inteligência de bebê de um ano. Ler
Golfinhos se comunicam em diferentes ´dialetos´, diz estudo. Ler
Animais de zôo chinês são usados para prever terremotos. Ler
Moscas têm sinais de livre arbítrio. Ler
Golfinhos têm seu próprio dialeto na Irlanda, dizem cientistas. Ler