Sonda faz vídeo de erupção extraterrestre.
Esta imagem foi divulgada há duas semanas, mas só agora eu a vi e achei tão legal que merecia estar aqui.
Ela mostra um filminho do vulcão Tvashtar em ação, em Io. Quando a sonda New Horizons passou por Júpiter no começo deste ano para pegar embalo rumo a Plutão, aproveitou para calibrar seus instrumentos, observando Júpiter e seu sistema de satélites. Essas imagens foram feitas durante o estudo dos anéis de Júpiter, que no momento estavam ocultos. Assim, ao passar por Io, a sonda fez essa seqüência de imagens fantásticas.
A seqüência mostra o vulcão Tvashtar em erupção. A pluma de material ejetado alcança perto de 330 km de altura. O vulcão em si está a uns 130 km abaixo do horizonte nas fotos. Essa seqüência de imagens foi feita a partir de cinco fotos consecutivas com intervalo de dois minutos entre uma e outra e duração total de oito minutos. Além de Tvashtar é possível notar outros dois vulcões ativos na borda do disco de Io: Masubi, na posição de sete horas, e uma pluma bem fraca do vulcão Zal, na posição de dez horas. A aparência e movimento da pluma de material ejetado pelo vulcão lembra muito uma fonte ornamental da Terra, mas reproduzida em escalas gigantescas. Apesar dos filamentos e a concentração do material ejetado darem esse aspecto bem familiar à pluma de Tvashtar, eles ainda não foram explicados adequadamente.
O lado escuro de Io é iluminado pela luz refletida de Júpiter, que, apesar de tênue, permite evidenciar um arco em forma de ferradura escuro. Esse arco representa um lago de lava proveniente do vulcão Loki. A lava em Io é composta predominantemente de enxofre, o que dá a ele uma coloração amarelada (em fotos coloridas, claro!). Este é o primeiro registro "cinematográfico" de um vulcão extraterrestre em ação.
Cássio Leandro Barbosa