Busca dos EUA por ETs será agora 24 hs.
Instituto Seti quer manter suas antenas funcionando ininterruptamente.
Objetivo é encontrar sinais de vida inteligente fora da Terra.
A busca por vida fora da Terra agora será ininterrupta. O Instituto Seti (Busca por Inteligência Extraterrestre, na sigla em inglês) pretende manter 42 antenas rádio-astronômicas funcionando 24 horas por dia no norte da Califórnia até o final do ano, na procura por ondas de rádio alienígenas.
"Há vários grupos mundo afora fazendo buscas por inteligência extraterrestre. Eles estão ouvindo sinais de rádio por aí, mas não é 24 horas por dia, sete dias por semana", disse Scott Hubbard, titular da Cátedra Carl Sagan para o Estudo da Vida na Universidade do Seti em Mountain View, Califórnia.
"Quando você coloca todas essas antenas juntas, cobre uma grande área no céu que você pode ouvir com ótima sensibilidade -- detectando sinais que são ou muito distantes ou muito fracos", disse Hubbard na sexta-feira, durante uma conferência sobre o desenvolvimento espacial em Dallas.
O Telescópio Allen, com 42 antenas, foi assim batizado em homenagem ao co-fundador da Microsoft Paul Allen, que doou parte dos 12,5 milhões de dólares da construção.
"Não é preciso ter alguém planejando transmitir um sinal. A gente espera apanhar uma velha transmissão de rádio de alguém, que tenha deixado um planeta diferente centenas ou milhares de anos atrás."