Estudo associa remédio contra diabetes a risco de ataques cardíacos.

Um remédio usado para tratar a diabetes pode aumentar dramaticamente o risco de um ataque cardíaco, segundo um novo estudo publicado nesta segunda-feira por cientistas americanos.

O medicamento rosiglitazona, vendido sob o nome de Avandia pelo gigante farmacêutico britânico GlaxoSmithKline, foi vinculado a um "risco significativo" de ataques cardíacos e morte por causas cardiovasculares com base em uma análise de 48 testes clínicos, diz o estudo publicado no site do jornal New England Journal of Medicine.

Embora o estudo não seja conclusivo e seja necessária mais pesquisa, a descoberta é considerada "preocupante devido à alta incidência de eventos cardiovasculares em pacientes com diabetes", informaram os pesquisadores.

Em nota oficial, a GlaxoSmithKline informou que as conclusões do estudo foram baseadas em evidências incompletas e numa metodologia limitada, como o próprio autor esclarece. A empresa também diz que tem total confiança na segurança de Avandia quando o medicamento é usado apropriadamente, e acredita que seus benefícios continuam a compensar largamente qualquer risco.

Com informações da AFP

Remédios ou venenos? Ler

Cataflan e Voltaren elevam risco de ataque cardíaco, diz análise. Ler

Tomar aspirina é tão perigoso quanto ser bombeiro. Ler