Hubble divulga panorâmica de berçário de estrelas.


Carina é uma gigantesca nebulosa, localizada a cerca de 7.400 anos-luz da Terra.

HST
Parte do mosaico da Nebulosa Carina, construído com imagens do Hubble

WASHINGTON - A Nasa e a Agência Espacial Européia (ESA) divulgaram uma imagem panorâmica da Nebulosa Carina, cobrindo um espaço de 50 anos-luz (473 trilhões de quilômetros) para celebrar os 17 anos do Telescópio Espacial Hubble. Carina é uma gigantesca nebulosa, localizada a cerca de 7.400 anos-luz da Terra, e fica na constelação de Carina, na quilha da constelação de Argos.

A imagem divulgada nesta terça-feira, 24, mostra como é a atividade de formação de estrelas nas áreas densas da galáxia.

Criada a partir de um mosaico de 48 imagens individuais, a panorâmica foi complementada com informação sobre cores obtida pelo Observatório Interamericano de Cerro Tolo, no Chile, e exibe o processo de nascimento de estrelas em um novo nível de detalhamento.

A paisagem da nebulosa é esculpida pela ação de ventos e da radiação ultravioleta que fluem a partir das estrelas em seu interior. Essas estrelas agem sobre o material ao redor, levando ao nascimento de uma segunda geração

A nebulosa contém mais de uma dezena de estrelas que, estima-se, têm de 50 a 100 vezes a massa do nosso Sol. Eta Carinae, a estrela mais luminosa, deverá encerrar sua existência, cedo ou tarde, numa gigantesca explosão.