Grande quantidade de gelo é encontrada no pólo sul de Marte.

Depósitos têm mais de 3,7 kms de espessura e são compostos por 90% de água.

Efe

WASHINGTON - A sonda Mars Express descobriu uma enorme massa de água congelada sob o pólo sul de Marte, revelou nesta o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa.

Um comunicado da JPL assinalou que a região polar contém água congelada suficiente para cobrir toda a superfície do planeta com uma camada líquida de 11 metros de profundidade.

"Os depósitos do pólo sul marciano cobrem uma região maior que a superfície do estado do Texas (EUA). A quantidade de água contida tinha sido calculada antes, mas nunca com tanta precisão", afirmou Jeffrey Plaut, cientista do JPL.

Esses depósitos, com mais de 3,7 quilômetros de espessura, estão sob uma cobertura branca de dióxido de carbono (CO2) congelado e água, e parecem ser compostos por pelo menos 90% de água em estado sólido.

A missão Mars Express é uma operação conjunta da Nasa e da Agência Espacial Européia. A massa de gelo foi detectada pelo "Radar Avançado para Investigação Subterrânea e Ionosférica de Marte (Marsis, na sigla em inglês).

O instrumento, desenvolvido de forma conjunta pela Nasa e a Agência Espacial da Itália, também está investigando a espessura de depósitos similares no pólo norte marciano, assinalou o JPL.

O comunicado do JPL cita declarações de Giovanni Picardi, da Universidade de Roma La Sapienza e principal cientista encarregado do instrumento, que manifesta que o "Marsis demonstra ser um instrumento muito poderoso para investigar por baixo da superfície de Marte".

"Compreender a história e o que aconteceu com a água em Marte é chave para compreender se o planeta teve vida, já que toda a vida depende de água líquida", assinalou JPL.