Mapeamento pode reconstruir 90% da história do Universo.
Durante o estudo, serão obtidas cerca de 200 imagens no espectro infravermelho e de 300 no visível, para conseguir uma amostra de cada período do Universo.
Efe
MADRI - Uma equipe internacional de pesquisadores, liderada pelo astrônomo espanhol Mariano Moles, está fazendo um mapeamento cósmico em grande escala, que permitirá reconstruir 90% da história do Universo.
Até o momento, os participantes captaram imagens de um terço do céu, em comprimentos de onda visíveis e de infravermelho.
O projeto Alhambra Survey é realizado a partir da Estação de Observação de Calar Alto, situado na província de Almería.
"O estudo permitirá reconstruir a evolução do Universo a partir do momento em que as galáxias formaram-se, há cerca de 12 bilhões de anos, quando o espaço deixou de ser uma área de gás neutro", disse Moles.
Durante o estudo, que durará até 2010, serão obtidas cerca de 200 imagens no espectro infravermelho e aproximadamente 300 no visível, para conseguir uma amostra representativa de objetos de cada período da vida do Universo.
"O Alhambra Survey vai além de outras pesquisas cosmológicas, porque a maior parte abrangeu partes do céu muito amplas, mas sem alcançar grandes distâncias, ou vice-versa", segundo Moles.
Com este projeto, disse, pretende-se obter informações sobre os fenômenos associados ao surgimento dos diversos corpos celestes, assim como à origem e à evolução das galáxias.