Eclipse da Lua será visível no Brasil na noite de sábado.


A cor exata que a Lua assumirá no eclipse, provavelmente um tom de vermelho ou marrom, dependerá das condições da atmosfera na hora do fenômeno.

Carlos Orsi

SÃO PAULO - Se o tempo ajudar, o céu oferecerá um espetáculo aos brasileiros neste sábado, 3, sob a forma de um eclipse total da Lua. Nesse tipo de fenômeno, a Lua mergulha por completo na sombra da Terra, que se coloca entre o astro e o Sol.

Embora a Lua passe "por trás" da Terra com freqüência, eclipses são raros porque o satélite encontra-se, na maior parte do tempo, acima ou abaixo do plano da órbita terrestre.

O satélite natural começará a entrar na penumbra - uma área de sombra mais tênue - às 17h16, pelo horário de Brasília. O ingresso na sombra propriamente dita começa às 18h30, mesmo horário em que a Lua deverá nascer sobre São Paulo, a leste, com o planeta Saturno um pouco acima. O eclipse torna-se total às 19h44.

O fenômeno completo, até a saída da Lua da penumbra, deve durar até as 23h26, pouco antes de a Lua chegar ao alto do céu sobre a capital paulista.

Embora a Lua vá submergir na sombra de nosso planeta, ela não deverá desaparecer de vez: raios do Sol, desviados pela atmosfera terrestre - como a luz é desviada, por exemplo, pela lente de um óculos - acabam atingindo o satélite. A cor exata que a Lua assumirá, provavelmente um tom de vermelho ou marrom, dependerá das condições atmosféricas na hora do fenômeno.

Pelo mundo, moradores da Ásia perderão o final do eclipse, já que a Lua vai se pôr antes de emergir da sombra.

O próximo eclipse da Lua deve ocorrer em 28 de agosto, mas apenas suas primeiras fases serão visíveis do Brasil.