Mundo mais Cristalino.

Mesmo sem fazer uso de uma bola de cristal posso prever um mundo mais cristalino, translúcido, transparente, respirável, cheio de vida e povoado de mentes lúcidas e crentes...

Crentes de que, cada um fazendo a sua parte, do jeito que pode e sabe: com ou sem arte, o mundo vai ser bem melhor, vai ser diferente em 2006. 

De que adianta reclamar do prefeito, do governo e de qualquer outra autoridade ou instituição ou profissional? De que adiante reclamar sem apontar soluções? De que adianta desejar um mundo melhor se não buscarmos fontes cristalinas, harmonia e equilibro do Universo do qual fazemos parte?

Em 2006, 2007 e 2008 o mundo será um pouco melhor porque muitas pessoas cuidarão das células do mundo, das células da humanidade, da célula família, da célula espaço em que habitam. :)

Pequenas e grandes ações de preservação ambiental acontecerão em muitos locais.

As pessoas se darão conta de que a poluição à sua volta é reflexo da poluição interior, decorrente da longa exposição ao bombardeamento de programas televisivos inadequados para a saúde física e mental, para os sentimentos nobres, para as ações de solidariedade e para a harmonia familiar. As pessoas passarão a ser mais seletivas na escolha de programas, como se fazia na década de 50.

Nas famílias a TV será deixada de lado em alguns dias da semana. Haverá mais tempo para o silêncio, a reflexão, a oração, o artesanato, as conversas animadas, o contar histórias, os serões na varanda, as danças e brincadeiras sadias.

As pessoas se tornarão mais sábias. Procurarão ter menos e com mais qualidade e o capitalismo decairá. Aprenderão a discernir o que é lixo e tóxico e buscarão dar o devido lugar aos dejetos que estão presentes na alimentação, nos utensílios, na literatura, nos sentimentos, nos relacionamentos, no falar, no trajar-se...

O mundo será um pouco mais límpido e mais claro, a começar pelo pequeno espaço em que cada pessoa habita.

Os adolescentes e os quarentões se darão conta de que a pessoa é muito mais do que um corpo em transformação e cuidarão também do espírito e da alma. Perceberão que é necessário  ter regularidade nos horários para dormir e alimentar-se e que o barulho estonteante e as bebidas alcoólicas são prejudiciais para muitas dimensões de sua vida.

As pessoas falarão menos e escreverão mais, comprarão menos e farão mais artesanato, culinária e outras atividades saudáveis... Passarão mais tempo consigo mesma e com os mais próximos.

Muitos amigos “planetários” serão procurados por editoras e terão seus trabalhos publicados com alguma rentabilidade para, agradecidamente, partilharem com o “Planeta Literatura.”

Iniciaremos um tempo de mais sintonia com a vida, de equilíbrio, justiça, saúde e  de paz.