Europa autoriza construção de sonda para o planeta Mercúrio.
O lançamento da nave BepiColombo, que envolverá uma colaboração entre europeus e a agência espacial do Japão, está previsto para agosto de 2013.
|
BERLIM - A missão BepiColombo, iniciativa proposta pela Agência Espacial Européia (ESA) para a exploração do planeta Mercúrio, foi acatada pelo Comitê de Programação Científica da agência, e agora entrará na fase de implementação. O lançamento está previsto para agosto de 2013.
A BepiColombo será executada em parceria com o Japão. Uma dupla de satélites - um voltado para investigação planetária e outro, para estudos de campo magnético - chegarão a Mercúrio após uma viagem de seis anos, a fim de realizar a mais ampla pesquisa do planeta já feita até agora. Mercúrio é o mundo mais próximo do Sol.
O Orbitador Planetário de Mercúrio (MPO) será responsabilidade da ESA, e o Orbitador da Magnetosfera de Mercúrio (MMO) será construído pela Agência Japonesa de Exploração Espacial, a Jaxa. Um terceiro módulo, também sob responsabilidade européia, fornecerá propulsão para a viagem, que será realizada pelas três peças em conjunto, configuradas como uma única nave espacial.
Estabilizar uma nave em órbita de Mercúrio é uma tarefa complexa, por conta da influência próxima do Sol. O planeta só foi visitado uma vez, pela sonda Mariner 10, da Nasa, nos anos 70.