Sonda européia fará passagem crucial por Marte.
O destino da sonda, que deverá ser atingido em 2014, é um cometa de 5 km.
Associated Press
|
BERLIM - Uma nave espacial européia está a caminho de uma passagem crucial pelo planeta Marte, que deverá ser realizada neste domingo. A passagem é uma manobra da viagem de 10 anos da nave Rosetta, criada para ser o primeiro objeto a pousar na superfície de um cometa.
A Rosetta deverá passar a 250 km do planeta vermelho, usando a gravidade de Marte para mudar de curso e posicionar-se para novas passagens pela Terra, que finalmente a impulsionarão rumo ao cometa 67/Churymov-Gerasimenko.
A sonda deverá passar por Marte num curso exato, e não há como corrigir erros, informam os responsáveis pela missão. Uma checagem realizada neste sábado, 24, mostrou a nave tão bem posicionada que uma última correção de curso foi cancelada.
"É necessário ser muito preciso com a navegação. Fizemos uma última determinação de órbita nesta manhã, e estamos perfeitamente no alvo", disse o gerente de operações da missão, Andrea Accomazzo.
Mas a manobra ainda reserva momentos de tensão para os controladores de vôo da Agência Espacial Européia (ESA) em Darmstadt, na Alemanha. A nave desaparecerá na sombra de Marte por 15 minutos, perdendo todo contato com a Terra.
O destino da sonda, que deverá ser atingido em 2014, é um cometa de 5 km de extensão. A nave tentará entrar em órbita do astro e fazer pousar em sua superfície um robô que perfurará a superfície e transmitirá os dados que obtiver da análise do material.