Passarinhos têm noção de necessidade futura, sugere estudo.

Pássaros que esperavam falta de comida para o dia seguinte guardavam alimento.

Ian Cannell & Caroline Raby/Divulgação
O pássaro pondera onde guardar a comida de amanhã

LONDRES - Alguns pássaros reconhecem a noção de futuro e fazem planos para o amanhã, descobriram pesquisadores da Universidade de Cambridge. De acordo com o estudo, publicado na revista Nature, um tipo de pássaro azul, o Aphelocoma californica, acumula alimentos, caso acredite que faltará comida no futuro.

Planejar tendo em vista dificuldades futuras é uma perícia complexa que, acreditava-se, pertencia unicamente aos seres humanos. Experimentos com vários tipos de animal mostraram que muitas outras espécies são incapazes de abstrair o presente e a motivação atual. Algumas vezes, animais exibem comportamentos que parecem envolver algum tipo de antecipação, mas esses sinais são ou meramente instintivos - como a construção de um ninho - ou estimulados por necessidade imediata.

Para separar casos de ação instintiva do planejamento real, a equipe do pesquisador Nicky Clayton, usou oito pássaros que, a cada manhã, eram conduzidos a um compartimento "com desjejum" ou a outro, "sem desjejum". Todos eram livres para comer a vontade no restante do dia.

Depois de diverso dias, os pássaros passaram a receber, à noite, castanhas que poderiam ser guardadas para comer mais tarde. Prevendo uma manhã sem desjejum, os pássaros, consistentemente, passaram a esconder as castanhas no compartimento "sem desjejum", e não no "com desjejum", mostrando, segundo os pesquisadores, uma compreensão da necessidade futura.

Em uma experiência semelhante, os pássaros foram alimentados ou com ração de cachorro, ou com amendoim. Quando tinham a oportunidade de selecionar e guardar comida, eles mais uma vez deram sinais de entender a necessidade futura - no caso, o desejo de uma dieta variada - e passaram a esconder amendoim no compartimento da ração, e ração, na do amendoim.