Plantas têm estratégias para se proteger do estresse, diz estudo.
da Efe, em Viena
Não só o homem e os animais possuem estratégias para se proteger do estresse: o mesmo vale para as plantas, que recorrem ao cálcio. A informação consta em uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela equipe de bioquímicos da Universidade de Viena.
O cálcio permite que as plantas desencadeiem uma série de mecanismos de defesa, que ajudam a superar muitos problemas relacionados às mudanças no ambiente. Os cientistas austríacos analisaram estes mecanismos em nível molecular mediante organismos denominados "plantas knock-out", nas quais um certo gene foi eliminado.
Muitos pesquisadores do ambiente e do clima partem da suposição que, conforme os extremos climáticos aumentam, com mais freqüência surgem situações de estresse para todos os tipos de organismos. Segundo o bioquímico Markus Teige, chefe deste grupo de pesquisa, as plantas ficam em uma situação mais difícil que o homem e os animais, já que não podem deixar o lugar onde crescem.
Por isso, se vêem forçadas a desenvolver estratégias de sobrevivência mais complexas. Para as experiências, os cientistas austríacos usaram a planta Arabidopsis thaliana ou "lagarta", uma erva má, cuja seqüência genética já foi decifrada totalmente.
No caso concreto, foi suprimida desta planta a produção de cálcio, supondo-se que esta substância desempenhe um papel decisivo quando o organismo é submetido a um tipo de estresse. Conforme esperavam os especialistas, as plantas geneticamente modificadas não possuíam defesas contra o estresse.