Besouro asiático revela o segredo da brancura total.
Nativo do sudeste da Ásia, acredita-se que o Cyphochilus tenha evoluído sua brancura para se confundir com fungos, numa manobra de camuflagem.
|
WASHINGTON - Uma espécie pouco conhecida de besouro poderá ensinar à humanidade como produzir material brancos e extremamente delgados, de acordo com pesquisadores da Universidade de Exeter. O inseto é muito mais branco e brilhante que leite ou dentes humanos, e consegue esse efeito mesmo em camadas extremamente finas.
O besouro Cyphochilus tem uma casca extremamente branca e brilhante, e uma pesquisa publicada na revista Science mostra que ele consegue esse efeito com escamas que são centenas de vezes mais finas que um fio de cabelo. Revestimentos industriais, usados para dar brancura a papel de alta qualidade e outros produtos, precisam de camadas muito mais espessas para atingir o mesmo nível de brancura que o besouro.
Embora a cor, tanto na natureza quanto em aplicações industriais, seja fruto de pigmentação ou de estruturas arranjadas de forma altamente precisa, a brancura é obtida por meio de estruturas aleatórias, que dispersam luz de todas as cores ao mesmo tempo.
"Esse tipo de brancura brilhante, para uma amostra tão delgada, é raro na natureza. Assim que o vi, todos os meus instintos me disseram que esse besouro era algo especial", disse o físico Pete Vukusic. "No futuro, o papel em que escrevemos, a cor de nossos dentes e até mesmo a eficiência da nova geração de fontes de luz branca serão aperfeiçoados se a tecnologia puder aplicar idéias que aprendemos com esse besouro".
Usando imagens de microscópio eletrônico, Vukusic estudou o corpo de inseto, e descobriu que é revestido por longas escamas achatadas, que têm estruturas tridimensionais altamente aleatórias. Essas formas internas irregulares são a chave para a dispersão de luz altamente eficiente do besouro.
Nativo do sudeste da Ásia, acredita-se que o Cyphochilus tenha evoluído sua brancura para se confundir com fungos brancos, numa estratégia de camuflagem.