Nova sonda em Marte reencontra a Pathfinder, de 1997.


A Pathfinder, com o jipe Sojourner, capturou atenção mundial ao descer em Marte. Foi a primeira missão espacial a publicar imagens de outro planeta na internet

AP

AP
Imagem de Marte feita pela sonda MRO, com o local da Pathfinder marcado

LOS ANGELES, EUA - A mais nova sonda a entrar na órbita de Marte fotografou o local de pouso da missão Pathfinder, de 1997, incluindo o que parecem ser seu escudo de proteção e pára-quedas, além de, possivelmente, o robô Sojourner.

A imagem transmitida pelo satélite Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) poderá dar a cientistas detalhes sobre a descida da Pathfinder e os últimos dias da missão.

Em uma das imagens feitas em dezembro, o jipe Sojourner parece ter se aproximado da sonda principal, que fez sua última transmissão 12 semanas após o pouso.

Os cientistas conseguiram distinguir as rampas do módulo de aterrissagem, e pontos brilhantes que parecem ser parte do escudo de calor. O pára-quedas e o escudo usados pelo Pathfinder durante a descida estão atrás de uma colina.

"As novas imagens oferecem informação sobre a descida da Pathfinder que deverão ajudar a confirmar nossa reconstituição da descida", disse Rob Manning, engenheiro-chefe do programa, no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.

A Pathfinder capturou atenção mundial ao descer em Marte em 1997. Foi a primeira missão espacial a outro planeta a publicar fotos de suas descobertas na internet, e bateu recordes de audiência na rede.