Telescópio encontra eco de explosão de buraco negro.
Raios-X emitidos enquanto o buraco negro Sagitário A* engolia uma enorme quantidade de matéria foram refletidos por poeira espacial e chegaram à Terra.
|
WASHINGTON - Astrônomos valeram-se do Observatório Chandra de Raios-X para descobrir evidências de uma poderosa explosão gerada pelo gigantesco buraco negro que ocupa o centro da Via-Láctea.
Um eco de luz foi produzido quando raios-X gerado pelo gás que se precipita no buraco negro supermaciço da Via-Láctea, conhecido como Sagitário A* ("A-estrela") fora refletidos por uma nuvem de gás localizada nas proximidades. Embora a radiação primária da explosão deva ter chegado à Terra há 50 anos, o reflexo tomou um caminho mais longo e chegou em tempo de ser capturado pelo Chandra.
"Este evento dramático ocorreu antes de termos satélites no espaço capazes de detectá-lo", disse Michael Muno, do Instituto de Tecnologia da Califórnia. "É notável que possamos usar o Chandra para desenterrar o passado e ver a capacidade de destruição deste buraco negro monstruoso".
O telescópio já havia sido usado para detectar explosões menores, e mais recentes, do buraco negro. A explosão detectada agora foi 1.000 vezes mais brilhante durou 1.000 vezes mais tempo que qualquer uma das observadas anteriormente pelo Chandra.