Nasa fotografa sondas que pousaram em Marte nos anos 70.
As imagens da Viking 2 ajudarão a escolher o local de pouso da próxima nave a ser enviada ao planeta vermelho, a Phoenix, que deve partir em meados de 2007.
AP
|
PASADENA, EUA - A mais nova sonda a entrar na órbita de Marte fez imagens do jipe-robô Spirit e das duas primeiras naves terrestres a realizar pesquisas extensivas no solo do planeta vermelho: as sondas Viking, de 1976. A Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), que gira em torno de Marte desde março, já havia fotografado outro jipe-robô, o Opportunity, na beira de uma cratera.
As imagens divulgadas nesta segunda-feira, 5, pelo laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, mostram o Spirit, as Vikings e equipamento relacionado - como escudos de calor e o pára-quedas de uma das sondas - como pontos em contraste com a superfície. A imagem do Spirit será usada para planejar os próximos passos do robô.
A cena com o Viking 1 mostra o escudo de calor e a concha traseira, duas proteções que foram ejetadas durante a descida e caíram a dezenas de metros da sonda. Tim Parker, cientista do JPL, diz que a principal surpresa da imagem é uma mancha que parece ser um pára-quedas.
As imagens da Viking 2, por sua vez, ajudarão a avaliar um local de pouso para a sonda Phoenix, que deverá ser lançada no próximo semestre.