Cientistas descobrem uma nova forma sólida da água.
Pressão e raios-X transformam água em uma liga resistente.
WASHINGTON - A água é uma das substâncias mais versáteis do mundo - além de existir naturalmente nos três estados conhecidos normalmente, ela pode assumir pelo menos 15 diferentes formas quando submetida a pressões muito maiores que as do dia-a-dia. E agora, usando uma combinação de pressão e radiação, cientistas converteram a água numa mistura sólida - uma liga - de oxigênio e hidrogênio. Nesse estado, as duas substâncias, embora misturadas, não se combinam para produzir a molécula comum de água, H2O.
Essa "liga de água" foi produzida com o uso de raios-X e pressão elevada. O trabalho, realizado por uma equipe de diversas instituições, aparece na edição desta sexta-feira da revista científica Science.
Os pesquisadores submeteram a amostra de água a pressões de 170.000 vezes a da atmosfera ao nível do mar, usando diamante como "bigorna", e bombardearam o material com raios-X de alta intensidade. Sob essas condições, praticamente todas as moléculas de água se dissociaram e tomaram a forma de uma liga sólida de oxigênio e hidrogênio moleculares (H2 e O2).
A radiação foi essencial para romper as ligações O-H da água. Sem ela, a substância assumia a forma de uma variedade exótica de gelo, o gelo VII.
Os pesquisadores submeteram a liga a uma série de testes, envolvendo diferentes pressões e temperaturas, além de bombardeios com raios-X e raios laser. Enquanto a pressão se manteve a 10.000 pressões atmosféricas, o material suportou o castigo. Embora a nova substância seja um sólido cristalino, ainda não se determinou sua estrutura exata.