Estrela muito maior que o Sol tem disco de formação de planetas.
O disco é enorme, e chega a uma distância da estrela pelo menos 12 vezes maior que a distância entre o Sol e o planeta Netuno.
|
PARIS - Astrônomos do Observatório Europeu Sul (ESO), baseado no Chile, mapearam o disco de matéria que circunda uma estrela com muito mais massa que o Sol. O disco, muito amplo e iluminado, provavelmente contém gás e poeira suficientes para gerar planetas. Ele parece ser um precursor dos discos de detritos espaciais já observados ao redor de outras estrelas, e oferece uma oportunidade de testemunhar as condições que prevalecem antes, ou durante, da formação de planetas.
"Planetas formam-se em discos protoplanetários que cercam estrelas jovens. Esse processo deve ser muito comum, já que mais de 200 planetas foram encontrados ao redor de outras estrelas que não o Sol", disse Pierre-Olivier Lagage, chefe da equipe responsável pelas observações. "No entanto, sabemos muito pouco sobre esses discos, especialmente ao redor de estrelas muito maiores que o Sol. Essas estrelas são mais luminosas e poderiam exercer uma grande influência sobre o disco, possivelmente destruindo rapidamente a parte interior".
Os astrônomos usaram instrumentos do ESO para mapear, na faixa de luz infravermelha, o disco ao redor da estrela HD 97048. Com poucos milhões de anos de idade, essa estrela é parte de um berçário cósmico a 600 anos-luz da Terra. A estrela é 40 vezes mais luminosa que o Sol, e 2,5 vezes mais pesada.
Eles descobriram um disco enorme, que chega a uma distância da estrela pelo menos 12 vezes maior que a distância entre o Sol e o planeta Netuno. A observação sugere que a espessura do disco cresce gradualmente com o aumento da distância em relação a HD 97048.
"Esta é a primeira vez que esse formato, previsto em alguns modelos teóricos, é visto ao redor de uma estrela tão pesada", disse Lagage.
Uma geometria assim só poderia ser explicada se o disco contiver uma grande quantidade de gás - no caso, pelo menos 10 vezes a massa de Júpiter. Ele também deve abrigar 50 vezes a massa da Terra em poeira.