A caminho de Plutão, sonda bate foto de Júpiter.


Ainda na periferia do Cinturão de Asteróides, entre Marte e Júpiter, a New Horizons fez a foto do planeta gigante como um teste.

Nasa
Júpiter, visto pela New Horozons. A mancha à esquerda é a sombra da lua Europa; a da direita, Io

WASHINGTON - A caminho do planeta-anão Plutão, a sonda New Horizons, da Nasa, aproxima-se do maior planeta do Sistema Solar, Júpiter. A primeira imagem do gigante feita pela Câmera de Reconhecimento de Longo Alcance (Lorri, na sigla em inglês) promete ser apenas uma amostra das fotos detalhadas que serão feitas quando a sonda penetrar de fato o sistema de Júpiter, no início de 2006. A New Horizons ainda estava a 291 milhões de quilômetros de Júpiter quando a foto foi tirada.

Ainda na periferia do Cinturão de Asteróides, entre Marte e Júpiter, a Lorri fez a foto do planeta gigante como um teste para as observações que serão feitas durante a aproximação máxima, em janeiro e fevereiro. A imagem foi produzida numa situação próxima à de oposição solar, o significa que o Sol estava praticamente por trás da New Horizons. Isso fez Júpiter aparecer muito brilhante.

Os dois pontos escuros que aparecem na imagem são luas de Júpiter - e suas sombras, projetadas, em alto contraste, pelo brilho intenso do Sol, diretamente sobre a atmosfera do planeta.