Descoberto novo pedaço da Lua na Antártida.


Cientistas envolvidos na classificação da pedra consideraram a mineralogia e a textura do meteorito incomuns.

WASHINGTON - Poucos meteoritos forma recuperados na Antártida em 2005, por conta do mau tempo, mas cientistas acabam de descobrir que um deles é de uma espécie rara: um tipo de rocha lunar visto apenas uma vez antes. O novo espécime foi descoberto por uma equipe avançada da Busca por Meteoritos da Antártida (Ansmet) dos EUA. A rocha negra, de 142,2 gramas, foi encontrada a cerca de 750 km do Pólo Sul.

Designado MIL 05035, o meteorito é um dos 238 recolhidos pela Ansmet no verão de 2005-2006. Neve pesada atrapalhou os esforços de busca, o que fez desta rocha, encontrada a apenas 600 metros do acampamento, uma descoberta particularmente bem-vinda.

Cientistas envolvidos na classificação da pedra consideraram a mineralogia e a textura do meteorito incomuns. O espécime é semelhante à rocha vulcânica encontrada nos "mares" da Lua, mas seus cristais sugerem um período de resfriamento lento, nas profundidades da crosta lunar. O meteorito se assemelha ao Asuka 881757, uma das amostras mais antigas de basalto lunar.