Estação Espacial ilumina o céu de SP no final de semana.
A ISS gira em torno da Terra numa órbita baixa, de 400 km de altitude média, e se desloca rapidamente, a 8 km/s.
Marcelo Silveira
SÃO PAULO - Se o tempo ajudar, quem olhar para os céus de São Paulo neste final de semana e também nos próximos meses, poderá ver a Estação Espacial Internacional (ISS) refletindo gloriosamente a luz do Sol nos finais de tarde, ainda mais agora, após a instalação de dois novos painéis solares pela tripulação do ônibus espacial Atlantis. A hora exata depende do dia, mas os horários variam entre 18h14 e 19h51.
A ISS gira em torno da Terra numa órbita baixa, de 400 km de altitude média, e se desloca rapidamente, a 8 km/s. Quando o movimento é observado do solo ele não parece tão rápido, mas para os astronautas a bordo trata-se de quase 29.000 km/h, ou mais de 15 voltas ao redor da Terra a cada dia.
A oportunidade no crepúsculo desta sexta-feira começa às 19h26, e termina às 19h29, com a ISS rumando de Noroeste para Sudoeste. Nessa noite, a Estação passará junto a Júpiter, o astro mais brilhante da noite, já que a Lua não estará no céu - ela aparece durante a manhã (ver animação).
No sábado, a oportunidade à noite é rápida: das 19h51 às 19h52, a Sudoeste. Mais cedo - ainda durante o crepúsculo - haverá uma passagem de alguns minutos, entre as 18h14 e 18h19, de Noroeste a Sudeste. Já no domingo, a ISS aparece por seis minutos, indo de Oeste para Sudeste, entre 18h36 e 18h42.