Novos painéis solares da ISS abrem as "asas" no espaço.
A manobra acabou atrasada por horas, por conta de um problema de software.
AP
|
CABO CANAVERAL, EUA - A Nasa abriu duas "asas" dos painéis coletores de energia solar que fazem parte da nova seção de 17,5 toneladas, instalada na Estação Espacial Internacional (ISS) pela tripulação do ônibus espacial Atlantis. A manobra acabou atrasada por horas, por conta de um problema de software.
As asas solares, que se desenrolaram como uma persiana, brilharam douradas, refletindo a luz do Sol. Os astronautas ajustaram a posição da estação espacial, e a abertura de cada asa foi interrompida por meia hora na metade do procedimento, para que os painéis solares fossem aquecidos e não grudassem, um problema que já ocorreu no passado.
Engenheiros da Nasa haviam encontrado dificuldades mais cedo, quando não obtiveram resposta adequada para os comandos enviados a uma junta rotativa que permite que os painéis se movam para acompanhar o Sol. Eles conseguiram resolver o problema, mas as atividades do dia foram atrasadas em várias horas.
O cronograma da missão do Atlantis na ISS é apertado, e os painéis precisam estar estendidos para que os astronautas cumpram as tarefas da caminhada espacial prevista para esta sexta-feira. Esta missão é a primeira, desde 2002, a retomar a construção da ISS, interrompida com o desastre do ônibus espacial Columbia, em 2003.
"A única coisa no cronograma que está funcionando é o pós-sono", disse o astronauta Kevin Ford, a partir do controle de missão em Houston, ao astronauta Jeff Williams, a bordo da ISS. O "pós-sono" é o período, depois que os astronautas acordam, dedicado à higiene pessoal.