Chimpanzés também transmitem cultura entre gerações.
Este estudo mostra que comportamento e tradição podem ser ensinados ao longo de uma série de animais.
WASHINGTON - Transferir conhecimento por uma cadeia de gerações não é comportamento exclusivo de seres humanos, de acordo com novas descobertas de pesquisadores americanos e escoceses. Pela primeira vez, cientistas mostraram que chimpanzés têm um comportamento de aprendizado intergeracional semelhante ao dos humanos. Ao contrário de trabalhos anteriores, que supunham que os chimpanzés apenas de adaptavam ao comportamento dominante no grupo, este estudo mostra que comportamento e tradição podem ser ensinados ao longo de uma série de indivíduos.
Essas descobertas estão publicadas na edição de 28 de setembro do periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.
Os cientistas começaram o estudo ensinando a dois chimpanzés, de dois grupos sociais separados, a abrir uma caixa para conseguir frutas. Casa macaco aprendeu uma técnica diferente para abrir a caixa - fazendo a tampa deslizar ou erguendo-a. Chimpanzés de um terceiro grupo, usado como controle, tiveram permissão para brincar coma caixa, mas não foram treinados para abri-la.
Uma vez que um indivíduo de um grupo conseguia abrir a caixa com sucesso, permitia-se outro animal do mesmo grupo observasse o procedimento, antes de ser deixado a sós com a caixa. Uma vez que o segundo animal obtivesse sucesso, permitia-se que um terceiro o observasse, e assim por diante.
Nos dois grupos treinados para deslizar ou erguer a tampa, a técnica usada pelo animal original foi transmitida para até seis outros chimpanzés, simulando a transmissão entre diferentes gerações. Os chimpanzés no grupo de controle conseguiram descobrir os dois metidos por conta própria, sugerindo que a perpetuação da técnica única nos dois primeiros grupos foi devida à transmissão do comportamento do animal treinado.