Chá é mais saudável do que água, diz estudo.

Os pesquisadores recomendam três ou quatro xícaras por dia
Beber três ou mais xícaras de chá por dia é tão bom como tomar bastante água e pode até trazer benefícios adicionais, dizem pesquisadores.

O trabalho publicado na revista European Journal of Clinical Nutrition contraria a crença de que o chá desidrata.

Chá não apenas hidrata como também pode proteger contra doenças cardíacas e alguns tipos de câncer, segundo nutricionistas britânicos.

Os especialistas acreditam que substâncias conhecidas como flavonóides, presentes no chá, promovem a saúde.

Antioxidantes

Os flavonóides são antioxidantes encontrados em vários alimentos. Eles têm a propriedade de prevenir danos às células.

A coordenadora da pesquisa, a nutricionista Carrie Ruxton, e seus colegas do King s College, em Londres, analisaram estudos anteriores sobre os efeitos do chá na saúde.

A equipe encontrou provas claras de que beber entre três e quatro xícaras de chá por dia pode diminuir as chances de um ataque cardíaco.

Alguns estudos indicam que o consumo de chá também protege contra o câncer, embora neste caso as evidências sejam menos claras.

Outros benefícios para a saúde encontrados pelos pesquisadores são a proteção contra a placa dentária e possivelmente contra cáries, além do fortalecimento dos ossos.

"Beber chá é melhor do que beber água. A água está simplesmente repondo fluidos. O chá repõe fluidos e contém antioxidantes, portanto cumpre dois papéis", afirmou Ruxton.

A nutricionista disse que a idéia de que o chá desidrata é um mito.

"Estudos sobre a cafeína revelam que, em altas doses, ela desidrata, por isso todos pensam que qualquer bebida contendo cafeína desidrata", disse Ruxton.

"Mas mesmo que você beba uma xícara de chá ou de café bem concentrado, ainda assim vai estar acumulando fluido".

"Além disso, o chá contém flúor, que é bom para os dentes", ela acrescentou.

Segundo os pesquisadores, não há prova de que a ingestão de chá seja ruim para a saúde.

Entretanto, estudos sugerem que o chá pode interferir na capacidade do organismo de absorver ferro dos alimentos, o que significa que pessoas que sofrem de anemia deveriam evitar beber chá na hora das refeições.