Encontrada na Bulgária adaga de 3 mil a.C.

 

 
 
Confecção da adaga indica metalurgia sofisticada
Arqueólogos descobriram uma adaga dourada em uma tumba trácia na região central da Bulgária, fabricada cerca de 3 mil anos antes de Cristo.

Esta é a mais recente descoberta de uma das muitas tumbas que, acredita-se, formaram o berço da civilização trácia.

A adaga, feita de uma liga de ouro e platina, foi encontrada perto do vilarejo de Dubovo.

Bozhidar Dimitrov, diretor do Museu Nacional da Bulgária, disse à agência de notícias Reuters que a descoberta é "espetacular".

Descobertas na área nos últimos dias animaram os arqueólogos e forneceram detalhes das habilidades dessa misteriosa civilização.

Funcionários do museu disseram que a adaga, de 16 centímetros de comprimento, tem uma lâmina bastante afiada. Há indicações de que ela era usada para sacrifícios.

Mais de 500 outras peças em miniatura foram encontradas na mesma tumba.

"Selvagens"

A civilização trácia se desenvolveu à margem dos antigos impérios grego e romano, onde hoje ficam Bulgária, Romênia, norte da Grécia e da Turquia, e, acredita-se, existiu por 4 mil anos.

O historiador Heródoto qualificou os trácios como selvagens, guerreiros sanguinários, e descreveu procedimentos funerários sofisticados para os líderes desta civilização.

Entre as recentes descobertas estão uma máscara de ouro, um antigo templo, uma coroa e milhares de jóias.

A liga usada na adaga sugere um grau maior de sofisticação em metalurgia do que se acreditava ser a norma naquele período.