Descoberto novo edifício da civilização etrusca.
|
TALLAHASSEE, EUA - Escavando num pico remoto da Itália, uma equipe da Universidade da Flórida descobriu artefatos que podem revolucionar nossa compreensão das práticas religiosas de um misterioso povo da Antigüidade, os etruscos. Entre as descobertas, sinais do culto de um deus quase desconhecido, Lurs.
"Escavamos um edifício etrusco monumental, datado dos anos finais da civilização", disse a pesquisadora Nancy Thomson de Grummond. Dentro do prédio, a equipe de Grummond localizou o que aprece ser um fosso de sacrifícios e um santuário - descobertas que trazem uma grande quantidade de itens que parecem ligados à prática religiosa.
A cientista explica que os etruscos dominaram boa parte da península italiana antes de serem absorvidos pelos romanos, cerca de 200 anos antes de Cristo. A civilização etrusca atingiu um alto grau de sofisticação, construindo estradas, prédios, sistemas de esgoto e as primeiras cidades dignas do nome na Europa.
Eles também construíram grandes estruturas complexas para servir a fins religiosos - o que parece ter sido o propósito do local recém-descoberto.
De grande interesse para os arqueólogos é a descoberta de 10 pregos de ferro depositados no poço usado para recolher sacrifícios, todos em excelente estado de preservação. "Isso reflete o que sabíamos, de velhos textos latinos, que os etruscos viam os pregos como sagrados, como símbolos do destino", disse ela. "Eles pregavam um prego ao ano nas paredes do templo da deusa Nurtia, como tributo".
No local que está sendo explorado foram encontradas referências a um deus etrusco pouco conhecido, Lurs. "Quase nada se sabe sobre Lurs, mas aqui poderemos achar algumas evidências sobre seu culto".