Cientistas encontram grande fragmento de asteróide gigante.
Um dos participantes da pesquisa conta como a broca encontrou o pedaço de pedra espacial de 25 centímetros, a uma profundidade de 766 metros.
|
LONDRES - Um pedaço, do tamanho de uma bola de futebol, de um asteróide de vários quilômetros de diâmetro foi encontrado no fundo de uma cratera na África do Sul. A descoberta de um pedaço tão grande de um impactador é um evento extremamente raro, já que esses asteróides são quase que totalmente destruídos no choque com a Terra. A descoberta é apresentada na edição desta quinta-feira da revista científica Nature, e antecipada no serviço online news@nature.
O meteorito foi encontrado na cratera Morokweng, na África do Sul, que tem mais de 70 km de diâmetro e, acredita-se, 145 milhões de anos. O artigo sobre a descoberta é da equipe de Wolf Maier, da Universidade de Québec em Chicoutimi. Oculta sob uma cobertura de areia, a cratera só foi descoberta nos anos 90.
O perfil magnético e gravitacional incomum do local permitiu que os cientistas mapeassem a cratera, e brocas de mineração sondaram a rocha no fundo da depressão, fundida pelo impacto.
Um dos participantes da pesquisa conta como a broca encontrou o pedaço de pedra espacial de 25 centímetros, a uma profundidade de 766 metros. Os cientistas também descobriram diversos fragmentos menores.