O motor mais eficiente do universo: um buraco negro.

Se um carro tivesse a mesma eficiência desses buracos negros, poderia fazer um bilhão de quilômetros com quatro litros de gasolina

Nasa
Imagem do Observatório Chandra mostra o halo de gás quente ao redor de uma galáxia

WASHINGTON - Buracos negros são as máquinas mais eficientes em todo o universo, de acordo com um estudo realizado com dados do Observatório Chandra de Raios-X, da Nasa. A nova descoberta mostra que a energia liberada pela matéria que cai no buraco negro parte sob a forma de jatos de partículas, viajando perto da velocidade da luz.

"Como nos carros, é essencial saber com que eficiência os buracos negros consomem combustível", disse o principal autor do estudo, Steve Allen, da Universidade Stanford. Allen e seus colegas usaram o telescópio Chandra para analisar nove buracos negros supermassivos, no centro de galáxias. Esses buracos negros têm até 3 bilhões de vezes a massa do Sol, e geram muito menos radiação que outros objetos espaciais, como quasares.

A surpresa veio quando o Chandra revelou que esses buracos negros "quietos" produzem muito mais energia sob a forma de jatos de partículas em alta velocidade do que sob a forma de luz ou raios-X. Esses jatos criam grandes deformações no gás das galáxias.

A eficiência dos buracos negros foi estimada em duas etapas. Primeiro, imagens do Chandra foram usadas para estimar quanto combustível existiria, na região interior das galáxias, para alimentar os jatos dos buracos negros. Em seguida, as deformações no gás galáctico foram usadas para avaliar a energia necessária para produzi-las. Surpreendentemente, descobriu-se que uma quantia ínfima de combustível gera jatos de tremendo poder.

"Se um carro tivesse a mesma eficiência desses buracos negros, poderia fazer um bilhão de quilômetros com quatro litros de gasolina", disse um dos co-autores do trabalho, Christopher Reynolds.