Plantas podem não conter o aumento de CO2 na atmosfera.

Excesso de dióxido de carbono na atmosfera pode prejudicar absorção de nutrientes das plantas.

WASHINGTON - As plantas do planeta não serão capazes de "armazenar" o excesso de carbono produzido pelos níveis crescentes de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera com a eficiência esperada pelos cientistas. De acordo com uma nova pesquisa, os vegetais não podem absorver nutrientes, como o nitrogênio, em quantidade suficiente quando os níveis de CO2 estão altos. Isso, provavelmente, faz com que a capacidade das plantas de combater o aumento do CO2 na atmosfera diminua. As descobertas estão na edição desta semana da revista Nature.

"Nós descobrimos que os níveis de CO2 na atmosfera podem aumentar ainda mais rápido do que o esperado, porque os ecossistemas possivelmente não armazenarão tanto carbono quanto o previsto", disse Peter Reich da Universidade de Minnesota, autor do estudo.

"Como resultado, os solos não poderão sustentar o crescimento das plantas conforme o tempo passar (e a presença de CO2 continuar a aumentar)", disse o ecologista vegetal David Ellsworth, da Universidade de Michigan.

A estimativa do papel dos ecossistemas terrestres como áreas de armazenagem - atual e futura - do excesso de CO2 depende da capacidade da ciência em entender a interação entre o CO2 da atmosfera e o nitrogênio nos solos, acreditam os cientistas.

O estudo de seis anos, o maior de seu tipo, esclarece a relação entre as emissões de CO2 e a produtividade das plantas. No experimento, os cientistas plantaram 16 diferentes plantas em 296 áreas, que foram expostas a ambientes normais e com níveis de CO2 elevados, e níveis variáveis de nitrogênio.

O estudo foi feito para documentar a capacidade das plantas de crescer e florescer em solos em que falta nitrogênio, situação que, segundo acreditam os cientistas, vai se tornar mais comum com o aumento do CO2 na atmosfera.