Cientistas descobrem planeta apelidado de super Terra.

Imagem do super-Terra criada por computador
Novas técnicas permitem descoberta de planetas distantes
Caçadores de planetas descobriram um planeta gelado e rochoso orbitando uma estrela distante.

Uma equipe internacional de astrônomos o apelidou de Super Terra porque acredita que ele seja parecido com o nosso planeta, apesar de ser 13 vezes mais pesado e muito mais frio.
A temperatura média no super Terra é de menos 201 graus C - um dos mais gelados planetas já descobertos fora do nosso sistema solar.
Ele foi visto pela primeira vez em abril, mas os detalhes sobre a descoberta só foram revelados agora, em um estudo submetido ao Astrophysical Journal Letters.
O método usado para detectar o planeta, que está a cerca de 9 mil anos-luz da Terra, foi batizado de OGLE, a abreviação em inglês de Experimento Óptico Gravitacional de Lentes - que busca mudanças na luz vinda de estrelas distantes.
Se outra estrela passa entre uma estrela distante e um telescópio na Terra, a gravidade desta estrela age como uma lente que amplia a luz trazida pela nova estrela.
 
Planetas Terra fora do sistema solar
A presença do planeta foi notada primeiro por um astônomo polonês em Varsóvia.
Alertado, um observatório no Arizona confirmou a presença de um planeta com uma grande massa, 13 vezes mais pesado do que a Terra.
Desde os anos 90, astrônomos descobriram cerca de 170 planetas fora do nosso sistema solar.
O grande interesse causado por eles é que, em teoria, planetas parecidos com a Terra teriam condições de ter organismos vivos.