Pirâmides são achadas sob lago na China

Uma equipe de arqueólogos chineses descobriu três estruturas arquitetônicas similares às pirâmides maias sob o lago Fuxian, na província sulina de Yunnan, informou nesta segunda-feira a rádio estatal.

Imagens submarinas obtidas pela equipe mostram um conjunto arquitetônico de pelo menos 2,4 quilômetros quadrados e composto no total de oito edificações principais, três das quais estão dispostas em pisos unidos por escalinatas ao estilo das pirâmides latino-americanas.

Uma delas tem forma circular e conta com uma base de 37 metros, enquanto as outras duas, de maior altura, estão conectadas entre si por um corredor de pedra de 300 metros de comprimento.

Os especialistas consideram que o conjunto arquitetônico é obra de uma civilização antiga que viveu há aproximadamente 2.000 anos, em tempos das dinastias Qin e Han, as primeiras que unificaram e governaram o país.

A equipe de arqueólogos assentado no lago Fuxian, o segundo mais profundo do país, descobriu diferentes vestígios que parecem confirmar a existência de uma cidade antiga submersa sob suas águas.

Segundo algumas teorias, pode ser Yuyuan, desaparecida misteriosamente há centenas de anos e citada nos estudos do historiador clássico chinês Han Shu.