Tartaruga de Darwin completa 175 anos.

Uma tartaruga gigante da ilha de Galápagos, que é o animal mais velho do mundo, completa 175 anos nesta terça-feira, na Austrália.

Muitos acreditam que a tartaruga Harriet já foi bicho de estimação do pesquisador Charles Darwin.

Acredita-se que o réptil foi capturado na costa do Equador na década de 1830 e foi estudado pelo famoso naturalista britânico enquanto ele trabalhava em sua Teoria da Evolução.

Darwin pegou várias tartarugas jovens de Galápagos e as trouxe para Londres depois de sua grande viagem com o HMS Beagle pelo hemisfério sul.

Segundo o correspondente da BBC na Austrália, Phil Mercer, acredita-se que, entre estas tartarugas estava Harriet, mas ninguém tem certeza.

Uma teoria é que Harriet teria ido para a Austrália depois de ter sido dada de presente para um oficial da Marinha que se mudou para Brisbane.

DNA

Exames de DNA confirmaram que a tartaruga gigante nasceu por volta de 1830, alguns anos antes da viagem de Darwin ao arquipélago de Galápagos.

No entanto, Harriet pertence a uma subespécie de tartaruga encontrada em uma ilha que nunca foi visitada pelo naturalista.

Se ela fosse uma das tartarugas adotadas e estudadas por Charles Darwin, Harriet teria que ser, na época, do tamanho de um prato.

Atualmente a tartaruga pesa 150 quilos e tem quase o tamanho de uma mesa de jantar.

Harriet se transformou em uma espécie de celebridade no zoológico de Queensland. Ela é lavada toda manhã e é mantida com uma dieta vegetariana de aipo e ervilhas.

O Guinness, livro dos recordes, considera Harriet o animal mais velho do mundo.

Os funcionários que cuidam de Harriet afirmam que ela sobreviveu por tanto tempo porque nunca botou ovos e teve uma vida sem estresse.