Hubble revela existência de três luas em torno de Plutão.
da Efe, em WashingtonO telescópio espacial Hubble identificou três luas em torno de Plutão, informou nesta segunda-feira Alan Stern, astrônomo do Instituto de Pesquisas Southwest dos Estados Unidos. Inicialmente, achava-se que Plutão só tinha uma lua.
Os dois satélites naturais foram descobertos em maio deste ano quando os astrônomos confirmaram a existência de dois corpos que giravam em torno do pequeno planeta, o mais distante do sistema solar, em órbitas quase circulares.
Por enquanto, essas luas estão sendo chamadas de P1 e P2, mas quando for confirmado que se tratam mesmo de satélites, ambos ganharão nomes mitológicos.
A única lua de Plutão confirmada é a Caronte, que na mitologia romana é o barqueiro dos mortos. Plutão é o Deus do mundo dos mortos.
A descoberta das duas luas transforma Plutão no único corpo do cinturão de Kuiper, um anel repleto de escombros rochosos que entra na órbita de Netuno, com mais de uma lua. A informação é de Hal Weaver, do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins.