Sonda européia viaja para Vênus após consertos em foguete russo.

A data do lançamento da sonda européia Vênus Express, com ajuda de um foguete russo Soyuz-FG, será anunciada assim que forem concluídos os trabalhos para resolver os defeitos encontrados no foguete russo. A informação foi divulgada pela agência espacial russa Roskosmos, nesta segunda-feira

ESA
Concepção artística da Vênus Express em órbita
Concepção artística da Vênus Express em órbita
"O lançamento do Vênus Express previsto para o dia 26 foi adiado por defeitos no bloco de aceleração Fregat", explicou um porta-voz à agência Interfax.

Os problemas, relacionados ao revestimento térmico e o fechamento hermético do bloco, foram descobertos durante uma revisão técnica prévia ao lançamento, informou o porta-voz.

"O adiamento não afeta substancialmente o objetivo da missão porque se emoldura no período fixado para sua realização, que compreende de 26 de outubro até 26 de novembro", afirmou o porta-voz.

Fabricado pelo consórcio espacial EADS-Astrium, a sonda Vênus Express é um projeto da Agência Espacial Européia para estudar o segundo planeta mais próximo do Sol e um dos mais parecidos com a Terra.