Cientistas descobrem fator genético para tamanho de folhas.
Uma equipe de cientistas da Universidade de Connecticut, liderada pelo biólogo mexicano Robert Gaxiola, descobriu um fator genético que permite que as plantas desenvolvam raízes e folhagem maiores.Isso favorece a sobrevivência das plantas em solos secos e com poucos nutrientes, e poderia ser uma ferramenta para melhorar a produtividade de plantações e combater o desmatamento.
Segundo a universidade informou, as pesquisas se concentram na função de uma das três bombas de prótons existentes nas células das plantas. Elas regulam o fluxo de substâncias químicas dentro da célula e na membrana da mesma.
Com a "superativação", o gene que regula uma destas bombas --cuja utilidade era praticamente desconhecida até então-- produz um aumento do transporte da auxina, o hormônio do crescimento das plantas. Com isso, elas crescem mais e desenvolvem um maior sistema de raízes.
Segundo o estudo divulgado na revista "Science", as plantas que cresceram a partir destas células alteradas geneticamente tinham folhagem até 60% maior. Isto, somado à grande rede de raízes, permite que as plantas sobrevivam em solos com menos água e mais pobres em nutrientes.
A universidade espera que esta descoberta seja de particular interesse para os agricultores em áreas propensas às secas, e em países em desenvolvimento que não têm sistemas de irrigação ou dinheiro para adquirir adubo.