Cientista americano descobre planeta com três sóis.

Ilustração de novo planeta descoberto
Ilustração de novo planeta descoberto com três sóis
Um planeta com três sóis foi descoberto fora do sistema solar por um cientista do Instituto de Tecnologia da Califórnia.

O planeta é um pouco maior que Júpiter e pode mudar a maneira como os cientistas entendem a formação de planetas.

"O ambiente em que este planeta foi encontrado é espetacular", disse Maciej Konacki, autor da descoberta, publicada na revista Nature.

Distância

O planeta está na órbita da principal estrela de um sistema estrelar triplo, conhecido como HD 188753.

O sistema fica a uma distância de 149 anos-luz da Terra, na constelação do Cisne.

A principal estrela é como o Sol da Terra. As outras duas formam um par e ficam separadas da estrela principal por uma distância praticamente igual àquela entre o Sol e Saturno.

Usando o telescópio Keck, de 10 metros, no Havaí, Konacki observou evidências de um planeta na órbita da primeira estrela.

Segundo ele, este planeta dá uma volta completa na estrela em três dias e meio (ou seja, o "ano" do planeta tem uma duração de três dias e meio) e pode ser muito quente pela proximidade com a estrela.

De acordo com o cientista, o par de estrelas também perturba o sistema, já que, juntas, elas têm uma massa maior do que a estrela principal.

"Como esse planeta foi formado ainda é um mistério. Ainda há muito o que aprender sobre a formação de planetas gigantes", afirmou Konacki.

Mais de 20 planetas fora do sistema solar já foram encontrados ao redor de sistemas estrelares binários.