Discovery será lançada em 13 de julho, anuncia Nasa.

Ônibus espacial Discovery
Ônibus espacial enfrenta temperaturas de até 1.600 graus ao reentrar na atmosfera
A Nasa – agência espacial americana – anunciou nesta quinta-feira que pretende lançar o ônibus espacial Discovery no próximo dia 13 de julho.

Este será o primeiro lançamento de uma nave tripulada desde o desastre com o ônibus espacial Columbia que provocou a morte dos sete tripulantes a bordo, em fevereiro de 2003.

O anúncio foi feito depois de dois dias de revisão das condições da Discovery de enfrentar a viagem.

O lançamento estava previsto inicialmente para 15 de maio mas foi protelado duas vezes por conta de problemas no desenho do tanque de combustível, peça que provocou o acidente com o Columbia.

Tanque

O temor da Nasa dizia respeito ao gelo que estava se acumulando no tanque de combustível de Discovery. Existia a possibilidade de ele quebrar ou se descolar durante o lançamento e danificar partes frágeis do escudo que faz a proteção térmica da nave.

O ônibus espacial enfrenta temperaturas de até 1.600 graus Celsius na sua reentrada na atmosfera. Para suportar tanto calor, ele é revestido de um escudo com milhares de placas térmicas.

Durante os 24 anos de existência dos ônibus espaciais, as naves foram atingidas por pequenos destroços com relativa freqüência, mas, com o acidente do Columbia, a Nasa não pode ignorar nenhuma possibilidade de perigo.

O Columbia foi atingida pelo pedaço de uma espuma de insulação que caiu do tanque de combustível durante o lançamento. O material, que é muito mais leve do que gelo, fez um buraco na asa da nave, que foi destruída quando o Columbia tentou reingressar na atmosfera.