Califórnia sofre quarto terremoto da semana.
WASHINGTON - O quarto terremoto a mexer com os nervos da Califórnia nesta semana foi sentido no litoral norte do estado americano no fim da noite de quinta-feira. O tremor foi intenso: 6,6 graus na escala de Richter, segundo a Vigilância Geológica dos EUA, a USGS. Mas não houve relatos de danos ou feridos.Os especialistas estão investigando se o abalo é um tremor secundário do terremoto de 7,2 graus ocorrido na terça-feira, que desencadeou um breve alerta de tsunami para toda a Costa Oeste dos EUA e em parte do Canadá.
O epicentro do terremoto, às 22h21h (3h21m de sexta-feira em Brasília), foi 193 quilômetros a Oeste de Ferndale, na Califórnia e 482 quilômetros a noroeste de São Francisco.
- É mais ao sul e mais ao mar do que o terremoto de 7,2 - disse o geofísico Bruce Presgrave, do Centro Nacional de Informação de Terremotos, da USGS.
Para Presgrave, há uma grande chance de se tratar de um tremor secundário.
Apesar de os tremores terem assustado os moradores da Califórnia, que vivem sob a ameaça permanente do possível "Big One", um terremoto de proporções catastróficas talvez nunca vistas, os especialistas não consideram especialmente significativa a ocorrência de quatro abalos em poucos dias.
- Essa é uma zona ativa e podemos esperar terremotos moderados a grandes quase a qualquer hora - disse Presgrave.
Uma rede de falhas geológicas cruza a Califórnia. Recentemente, o Centro de Terremotos do Sul da Califórnia estimou que um grande tremor sob Los Angeles, a maior cidade do estado, poderia causar 18 mil mortes e prejuízos de US$ 250 bilhões.
Presgrave disse que o terremoto de quinta-feira à noite não tinha relação com o tremor ocorrido à tarde, no Sul do estado. O tremor, de 4,9 graus, quebrou vidraças e sacudiu prateleiras.
No domingo, um terremoto de 5,2 graus foi registrado no condado de Riverside, também no Sul do estado.