Terremoto com epicentro no Norte do Chile se reflete no Brasil.

Agências Internacionais
Jornal da Globo


RIO - Um terremoto de 7,9 graus na escala Richter atingiu nesta segunda-feira a região de Tarapaca, no Norte do Chile, informou o Centro Nacional de Informação sobre Terremotos, da Pesquisa Geológica dos EUA. Tarapaca está localizada a mais de 1.500 quilômetros de Santiago. Não foram emitidos alertas de maremoto, mas algumas pessoas saíram de suas casas e se refugiaram em montanhas. O Ministério do Interior do Chile informou que pelo menos oito pessoas morreram e que casas ruíram com o tremor. De acordo com autoridades chilenas, outras pessoas ficaram soterradas.

O tremor foi sentido nas cidades costeiras de Arica, Iquique e Antofagasta, e em Calama, no deserto de Atacama. Também houve reflexos do terremoto no Sul da Bolívia, no Sul do Peru e na capital e no interior de São Paulo, cinco minutos após o abalo inicial.

Moradores da região leste de Ribeirão e norte de Campinas relataram terem sentido o tremor por volta de 20h. Segundo eles, a intensidade foi suficiente para balançar lustres.

Em Brasília, o tremor foi sentido na Asa Sul. Moradores do Paraná e de Goiás também notificaram a ocorrência ao Observatório Sismológico da UnB.

Segundo a técnica Célia Fernandes, do Centro de Sismologia, os abalos sentidos nas três cidades atingiu o nível 2 da escala Mercalli Modificada, o que significa sensação de tontura e tremor em lustres e copos em cristaleiras, por exemplo. A escala mede a sensação de superfície de tremores e vai de 1 a 12. O nível 2 é considerado de pouca intensidade.

O Chile é um dos países em que mais ocorrem sismos no mundo, em grande parte devido a seu território estar exposto ao constante choque das placas de Nazca e América do Sul.