Um em cada 4 americanos tem problemas mentais.

Os mais comuns são ansiedade, distúrbios de humor, dificuldade para controlar impulsos e transtornos por uso de drogas

Washington - Um em cada quatro americanos adultos tem transtornos mentais em vários níveis, segundo um estudo publicado na revista Archives of General Psychiatry.

Essa foi a principal conclusão de uma pesquisa sobre os transtornos mentais da população dos Estados Unidos feita por um grupo de psiquiatras liderado por Ronald Kessler, da Escola de Medicina da Universidade de Harvard.

Baseado nos dados obtidos com 9.282 adultos, os pesquisadores concluíram que, em termos gerais, 26,2% tinha problemas mentais, e entre os mais comuns estavam: ansiedade (18,1%), distúrbios de humor (9,5%), dificuldade para controlar impulsos (8,9%) e transtornos por consumo de drogas e outras substâncias (3,8%).

Do total de casos, 22,3% foram considerados graves, 37,3% moderados e 40,4% leves.

"Embora os transtornos mentais sejam bastante generalizados, os mais sérios se concentram numa pequena parte" da população, afirmaram os autores do estudo.

Segundo Kessler, a maior parte dos problemas mentais começam na infância ou na adolescência.

Considerado a grande carga pessoal e social dos transtornos mentais, estas observações devem incentivar as autoridades médicas a dedicar maior atenção aos anos da infância e da adolescência, afirmou o psiquiatra.

Efe