O Big Ben, misteriosamente, deixa de funcionar por 90 minutos.
LONDRES - O Big Ben, o relógio mais famoso do mundo, situado na torre do Parlamento britânico e conhecido por sua precisão e badaladas, deixou de funcionar durante mais de uma hora nesta sexta-feira. Os técnicos, no entanto, ainda não sabem o que pode ter causado a parada.O ponteiro que marca os minutos ficou parado durante 90 minutos, tempo em que não soaram as badaladas dos quartos de hora e das horas cheias. No entanto, depois desse tempo, voltou a funcionar sem que tivesse sofrido nenhum reparo.
Um dos técnicos do Palácio de Westminster, sede do Parlamento situado às margens do rio Tâmisa, afirmou estar intrigado com a misteriosa parada do Big Ben.
- Nos disseram que houve uma pequena avaria, mas o relógio voltou a funcionar sozinho - explicou ele, que não quis se identificar.
Uma das causas possíveis podem ser as altas temperaturas registradas nesta sexta-feira na capital britânica, onde os termômetros chegaram a marcar 31,8 graus centígrados, no dia mais quente de maio na cidade desde 1953.
O Big Ben é conhecido como um dos relógios mais precisos do mundo e não deixou de funcionar nem mesmo durante a Segunda Guerra Mundial, quando continuou a marcar a hora, apesar dos contínuos bombardeios da aviação alemã.
Em seus 147 anos de idade, o relógio só desapontou os londrinos em poucas ocasiões, como em 1962, quando uma nevasca fez com que seus ponteiros marcassem as badaladas de Ano Novo com um atraso de dez minutos.
Os ponteiros do Big Ben também deixaram de funcionar em 30 de abril de 1997, um dia antes das eleições-gerais que levaram ao poder o primeiro-ministro Tony Blair. A parada se repetiu três semanas mais tarde.
O Big Ben é o nome do sino de 13 toneladas do relógio, batizado assim em memória de Benjamin Hall, secretário britânico de Obras durante a construção da torre em estilo gótico onde está instalado o famoso cronômetro.