artigos • 20Abr '2005
Choque de iceberg altera mapa da Antártida.
O maior iceberg do mundo resvalou numa península de gelo, tirando-lhe a ponta. Mudança foi registrada por satélites
Wellington (Nova Zelândia) - O mapa da Antártida está ligeiramente mudado. A pequena península conhecida como Língua de Gelo Drygalski teve praticamente arrancada sua ponta, numa porção de 5km quadrados aproximadamente, depois que o maior iceberg do mundo resvalou nela.
A mudança foi detectada através de imagens de satélites feitas no último fim de semana e divulgadas nesta quarta-feira pela agência governamental de estudos Antarctica New Zealand.
O choque era uma possibilidade e seus efeitos eram imprevisíveis. O iceberg gigante B15A, com 160km de extensão entre os pontos mais extremos - e com gelo suficiente para abastecer o Rio Nilo por 80 anos - começou a se mover no início deste mês, depois de ter estacionado na altura do Canal McMurdo, em janeiro.
Lou Sanson, executivo-chefe da agência, disse que ainda não se pode dizer o que acontecerá com a Língua de Gelo Drygalski nem com o próprio iceberg gigante. Para ele, o B15A pode rumar de volta para o oceano.
Mas vai ser difícil saber se isso ocorreu antes de meados de agosto. Até lá a haverá uma noite contínua na Antártida, que já está começando com a aproximação do inverno no Hemisfério Sul.