Astronautas da ISS iniciam caminhada espacial.

MOSCOU - Os tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS), o americano Leroy Chiao e o russo Salizhan Sharipov, começaram nesta segunda-feira uma caminhada espacial para instalar equipamentos e pela primeira vez lançar com a mão um satélite experimental.

- Chiao e Sharipov saíram às 6h25m (3h25m) e vão permanecer no exterior da ISS por pelo menos seis horas - disse à agência oficial russa Itar-Tass um porta-voz do Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia.

Esta caminhada espacial será a segunda realizada por Sharipov e Chiao desde que chegaram à ISS em outubro. Em 28 de janeiro, os astronautas instalaram o braço robótico ROKVISS fabricado por cientistas alemães dentro de um programa da Agência Espacial Européia.

Em sua saída ao espaço exterior Chiao e Sharipov vão instalar quatro antenas, três de comunicação e uma quarta de navegação para os cargueiros Automated Transfer Vehicle (ATV), um projeto da Agência Espacial Européia.

O primeiro equipamento desta série, o Julio Verne, irá se acoplar à ISS neste ano e será posto em órbita por um foguete Ariane-5 lançado da base espacial de Kourou, na Guiana Francesa.

Concluídos estes trabalhos, Sharipov tentará lançar com sua mão, como se fosse uma bola, um microsatélite experimental de 5 quilos, que vai permitir a comunicação com a Terra por telefone celular.