Cientistas acham tecido mole em fóssil de T. Rex.

WASHINGTON - Um fóssil de 70 milhões de anos de um tiranossauro rex descoberta num pedaço de calcário conserva tecido mole - incluindo-se vasos sangüíneos e talvez células inteiras, relataram cientistas americanos nesta quinta-feira.

Os paleontólogos, forçados a quebrar o gigantesco fêmur da criatura para colocá-lo num helicóptero descobriram não apenas um pedaço de osso fossilizado, mas algo que parece muito menos com pedra.

Quando eles levaram o material para o laboratório e retiraram quimicamente materiais pesados, eles descobriram que estavam diante de vasos sanguíneos, células ósseas e talvez até células sangüíneas.

- Eles são transparentes, eles são flexíveis - descreveu Mary Higby Schweitze, da Universidade do Estado da Carolina do Norte e da Universidade do Estado de Montana, que conduziu o estudo.

Ela disse que os vasos eram tão flexíveis que, em alguns casos, o conteúdo deles pode ser espremido. Isso muda a maneira como os cientistas imaginavam que a fossilização se dava.

- As microestruturas que parecem células estão totalmente preservadas - disse Schweitzer, que publicou suas descobertas na revista "Science". - A preservação a esse ponto, em que você ainda tem essa flexibilidade e transparência, nunca foi vista num dinossauro antes.

Penas, pelos e o conteúdo de ovos fossilizados, sim, mas tecido realmente mole, não.

O estudo desses tecidos pode ajudar a responder muitas questões sobre os dinossauros. Eles tinham sangue frio como os répteis ou quente como os mamíferos? Ou seriam um meio-termo? Como eles estão relacionados aos animais vivos hoje?

- Se pudermos isolar certas proteínas, talvez possamos estudar a fisiologia dos dinossauros - disse Schweitzer.

Logicamente, a grande questão é se será possível recuperar DNA do dinossauro.

- Não sabemos ainda. Estamos trabalhando muito no laboratório agora e o trabalho parece promissor - afirmou a cientista.

Para ter certeza de que estava diante do que pensava estar, Schweitzer, que é bióloga, comparou amostras do tiranossauro com as de ossos de um avestruz.

Ela escolheu o avestruz porque são grandes e porque os pássaros em geral são considerados os animais vivos mais próximos dos dinossauros.