Terremoto que provocou tsunami aumenta chances de outros grandes temores.

LONDRES - O devastador terremoto que desencadeou a tsunami no Oceano Índico, em dezembro do ano passado, aumento a probabilidade de que ocorra outra grande erupção na região, informaram cientistas nesta quarta-feira. Segundo os especialistas, o abalo causou mais estresse em outras falhas ativas da área, fazendo com que outro tremor de magnitude de até 7,5 seja tenha mais chances de ocorrer e aumentando a necessidade de um sistema de alerta.

- As implicações de nosso trabalho mostram claramente que continua a existir uma grande ameaça de terremoto nessa área - alertou John McCloskey da Universidade de Ulster. - Há um ditado popular de que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, mas os terremotos ocorrem mais de uma vez na mesma área.

Apesar da dificuldade de prever quando outro tremor ocorrerá, terremotos pares ocorridos no Japão tiveram apenas um intervalo de poucos anos entre eles.

Os terremotos acontecem quando as placas tectônicas da Terra entram em colisão.

Cerca de 300 mil pessoas foram vítimas das ondas gigantes causadas pelo terremoto de magnitude 9. Foi o maior abalo sísmico desde 1900.