Cassini revela novas imagens e segredos das luas Titã e Enceladus.
RIO - A sonda Cassini revelou novas imagens e segredos das luas Titã e Enceladus, de Saturno. Em um artigo publicado na última edição da revista "Nature", os cientistas contam que a superfície do maior satélite de Saturno, Titã, apresenta formações de processos similares aos da Terra, como placas tectônicas, erosão, ventos e até mesmo estruturas vulcânicas.Considerada por muito tempo uma cópia gelada da Terra, Titã tem metano líquido em sua superfície fria, diferente da água encontrada em nosso planeta. Entre as novas descobertas, está a possível existência de um grande rio, de cerca de 1.500 quilômetros. Os cientistas puderam constatar que os ventos em Titã são tão rápidos quanto à rotação da Lua, o que já se desconfiava, mas até então não havia certeza.
De acordo com o artigo, a estrutura tectônica teve um importante papel no desenvolvimento da superfície de Titã. "O único processo planetário que criam fronteiras lineares em larga escala é a ação tectônica, que consiste em processo internos que fazem com que porções da superfície movam-se para cima, para baixo ou para os lados", explicou à "Nature", Alfred McEwen, cientista da equipe da missão e da Universidade de Arizona em Tucson.
Cassini também revelou belas imagens da mais fria lua de saturno, Enceladus. Considerada o objeto mais brilhante do sistema solar, os cientistas acreditam que o satélite seja a fonte dos anéis de Saturno. As fotos foram feitas durante um sobrevôo da sonda a cerca de 500 quilômetros da lua.