Sonda detecta blocos de gelo na superfície de Marte.

A sonda européia Mars Express teria detectado blocos de gelo sob a superfície de Marte que podem representar vestígios de um mar congelado, destacou nesta segunda-feira a revista britânica "New Scientist" em sua versão on-line.

Divulgação/Nasa
Marte visto pelo robô da sonda Spirit, em janeiro de 2004
Estes sinais, descobertos a cinco graus ao norte do Equador marciano, seriam a primeira constatação da existência de uma grande massa de água, destacou a revista.

Segundo a equipe Mars Express, conduzida por John Murray, da Open University, no Reino Unido, este mar de gelo poderia ter 900 km de comprimento, 800 km de largura e 45 metros de profundidade, destacou a "New Scientist".

Imagens tomadas pela câmara de alta resolução da Mars Express, destacou a New Scientist, mostram estruturas que se parecem às descobertas perto dos pólos.

Estas estruturas estariam protegidas por uma camada de cinza vulcânica de apenas alguns centímetros, o que explicaria o fato de elas não se fundirem, segundo a equipe internacional que fez estas observações.

As observações do Planeta Vermelho, em especial durante esta última década, dão a impressão de que alguma vez existiu grande quantidade de água em Marte, mas que se evaporou ou está sob a forma de gelo nos pólos.